"FC Porto em casa é tão grande ou maior que o Chelsea ou Real"
"O FC Porto é sempre favorito em casa." Esta é a opinião de Benni McCarthy, ex-jogador sul-africano que conquistou a Liga dos Campeões ao serviço dos dragões na temporada 2003-04 quando era treinado por José Mourinho e que na época seguinte marcou o golo da única vitória portista sobre o Chelsea do Special One, equipas que hoje se vão voltar a defrontar na Champions (às 19.45, na RTP1 e na SportTV1).
"Quero que ganhe o FC Porto, sem dúvida. É um clube muito especial para mim, onde tenho muitos amigos e um passado que gosto de recordar", começou por dizer McCarthy ao DN, antevendo depois a partida desta noite no Estádio do Dragão: "O FC Porto em casa é tão grande ou maior do que o Chelsea ou o Real Madrid. Pode ganhar a qualquer equipa, se alguém deve ter medo é o Chelsea. Todas as equipas europeias, mesmo as de topo, respeitam muito o FC Porto. Apesar de o Chelsea ter Mourinho não acredito que sejam favoritos. O FC Porto é sempre favorito em casa, a jogar seja com quem for. Claro que pode perder, mas tem sempre mais hipóteses de ganhar", disse o jogador.
A verdade é que Mourinho nunca venceu no Dragão na condição de visitante - perdeu duas vezes (uma quando treinava a U. Leiria, em 2011, outra pelo Chelsea, em 2004) e empatou uma (Chelsea, em 2007). "Não sabia. Mas é mais uma prova do que disse, o FC Porto em casa é sempre favorito. São muito fortes, têm um público incrível e uma mentalidade extremamente forte, mesmo que todos os anos mudem os jogadores. É uma cultura especial. José Mourinho é o melhor treinador do mundo e nunca conseguiu vencer lá, qual será a razão? O FC Porto é fortíssimo, supera quase todas as contrariedades", afirmou o jogador que em dezembro de 2004 marcou o golo da vitória do FC Porto sobre o Chelsea de Mourinho por 2-1.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.